Você é nosso visitante de número

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os Segredos de uma Conquista

Segredos da Conquista



(Jos.6)

       Introdução: Uma conquista impossível. Um povo recém saído da escravidão, nômades no deserto, sem exército, sem armas, sem táticas humanas. Apenas com a orientação divina do Divino capitão a Josué. Além disso, ainda tinha a gigantesca muralha de Jericó, intransponível e motivo de orgulho para os moradores daquele lugar. Como conseguiram conquistar? Deus os orientou através de Josué, e podemos hoje tirar lindas lições para nosso dia a dia. Vejamos:

       1) Segredo de fazer o inimigo achar que nada mais ia acontecer. Dar voltas em torno da muralha durante seis dias e voltar para o arraial (3), sem aparentemente nenhuma intenção concreta. Se os habitantes de Jericó estavam com medo, após aquelas voltas aparentemente infrutífera em torno das muralhas, acharam que nada mais aconteceria, e retomaram suas rotinas diárias.

       2) Segredo de fazer silêncio. A ordem de Josué era que o povo guardasse silêncio, reservando as energias para só gritar no último dia. Iriam vencer calados, esperando a hora certa de gritar (10). As vezes, nossos queixumes e murmurações atrapalham o agir de Deus, por isso, Ele nos manda guardar silêncio, só abrindo a boca quando o Senhor determinar.

       3) Segredo de nunca usar as armas do inimigo, mas deixar a presença do Senhor (a arca), falar por nós (13). Veja que os armados iam à frente do povo, mas aquelas armas não eram para serem usadas. Era bom mostrar ao inimigo que eles sabiam até usar suas armas comuns, mas não iriam usá-las, pois quem pelejaria pelo povo era o Senhor. Sabemos até fazer o que eles fazem, sabemos até usar suas armas, mas para que? Se a presença poderosa de Deus fala por nós?

Ilustração: Duas vizinhas viviam em constantes brigas, até que um dia, uma delas embrulha fezes numa caixa de presente e envia para a outra. Dias depois, veio a resposta. A outra comprou um lindo vestido e mandou em uma caixa com embrulho semelhante. A algoz, recebeu a caixa pensando que teria o troco a altura, e qual não foi sua surpresa ao ver que era um belo vestido. Junto ao vestido estava um bilhete: Cada um dá aquilo que tem. Você pode até ter armas iguais ao do inimigo, mas não há use, deixe o Senhor pelejar por ti.

       4) Segredo de uma mudança radical no último dia. A ordem era uma mudança radical no último dia: dar sete voltas ao invés de uma só. É hora de mudar a velha rotina (15). É momento de recebermos a vitória, e esse momento indica uma mudança de comportamento. José se barbeou e trocou as vestes para falar com o rei Faraó. Em Isaias 55, Deus manda uma viúva estéril mudar o comportamento, vestes, e ampliar a casa, pois ela seria surpreendida por bênçãos em profusão deitadas em seu regaço. É hora de mudança de hábitos, rotinas e costumes. A vitória traz mudanças abençoadoras.

       5) O segredo de nunca mais termos lembranças do inimigo, amaldiçoado por Deus (26). A ordem de Deus era o massacre absoluto e total dos inimigos. Não era nem mesmo para se ter lembranças dele, nem voltar buscar nada. É maldição voltar ao passado. Acã tentou ficar com a capa babilônica e morreu.


Um comentário:

martins111 disse...

Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/