Você é nosso visitante de número

sábado, 21 de agosto de 2010

Os "Sem Terras" Espirituais


Texto: II Rs.17:18,20,23a26/Jo.4:20

Introdução: Israel provocou tanto a ira de Deus com sua obstinação em seguir outros deuses, que o próprio Senhor expulsou-os de Sua presença. Foram deportados para a Assíria, debaixo das ordens de Salmanaser.

Pensamento:

A Bíblia fala do Senhor:

- Deixar o homem (II Cron.15:2)

- Irar-se com o homem (Juz.3:8)

- Corrigir o homem (Heb.12:6)

- Desprezar o homem (Sal.102:17)

- Afligir o homem (Lam.3:33)

- Entristecer o homem (Lam.3:33)

- Expulsar o homem da Sua presença (II Rs.17:20)

1) O rei traz então gente dos países da região para povoarem a terra. Pessoas comprometidas com seus deuses e baixa idolatria, com rituais macabros. Pessoas desgostosas em suas terras, oposicionistas ao governo local, verdadeiros “Sem Terras”.

2) A terra, porém era de Deus, havia sido escolhida para sua adoração. Muito tempo depois a mulher samaritana questionou isso com Jesus, pois a terra era de adoração a Deus (Jo.4:20). Infelizmente não ficou ali nenhum sacerdote para ensinar o costume do Deus da terra.

3) Por não saberem a adoração a Deus, e não saberem o verdadeiro culto, leões vieram, mandados pelo próprio Deus, atacando e matando vários daqueles homens.

Aplicando:

a) Estamos pisando solo sagrado (a igreja) e onde Deus está presente o lugar torna-se santo (Ex.3:5). Muitos já não sabem o costume de Deus, por isso leões estão atacando o povo de Deus: Desemprego, doenças, problemas, frieza, etc... Tudo é reflexo de adoração errada ao Senhor.

b) Muitos vêm de fora e, infelizmente não sabem o "costume do Deus da terra". Chegam cheios de vícios e problemas, e por serem famosos, bem posicionados socialmente, tem fácil acesso aos púlpitos, onde desfilam suas histórias, trejeitos, mentiras, etc...

4) O ensino do sacerdote foi superficial, pois não aprenderam a forma certa de adorar a Deus. Serviam a Deus, mas também aos ídolos, inclusive alguns até sacrificando seus filhos aos deuses Adrameleque e Anameleque (II Rs.17:31e32)

5) Até aos dias de Jesus eles não haviam aprendido servir ao Senhor; “Vós adorais o que não sabeis...” (Jo.4:22).

Conclusão: Para não perdermos nossa herança espiritual, aprendamos a adorar o Deus da terra, o Senhor da igreja.

Um comentário:

Felipostagens disse...

Que o Senhor Deus continue abençoando e inspirando ao amado irmão.Ótma menssagem, sendo nós chamados a este lugar santo, sejamos então santos para que possamos agradar ao Deus da terra.