Você é nosso visitante de número

quarta-feira, 9 de abril de 2014


Pavimentadores Espirituais


Texto (Mat.3:1ª5)

Em toda a Bíblia está enfatizada que a principal missão de João Batista, seria preparar o caminho do Senhor. O texto dá a ideia de um construtor e pavimentador de estradas.

O povo estava sem voz profética a 400 anos, e a corrupção espiritual havia grassado (Prov.29:18). A terra e os povos mergulharão numa escuridão tenebrosa (Mat.4:16).

A função principal de João era preparar o caminho de passagem do Mestre. Definamos o perfil desse homem que foi o maior de todos (Mat.11:11).


Um homem do deserto

1)      Ele nasceu para ser uma voz que clamava no deserto. Deus o preparou para viver no deserto. Sua criação foi no deserto (Luc.1:80).

2)      Seu ministério iniciou-se no deserto, e Deus mandava as multidões irem ao deserto ouvirem sua mensagem (Mat.3:5).

3)      O dia que ele deixou o deserto e foi para a cidade, seu ministério acabou. Morreu degolado por ter confrontado o Rei Herodes e atraído o ódio de Herodias (Mac.6:14ss). Quem foi chamado para ter o ministério do deserto não pode ir para a cidade.
  
  
Preparando a próxima geração

1)      A função de quem pavimenta o caminho é preparar para que outro venha. É a continuidade que precisamos no evangelho. Deus é Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

2)      João Batista trabalhou no reconhecimento diante do povo, mostrando a Cristo, e mesmo quando foi ovacionado, apontou que não seria ele, mas quem viria a seguir com muito mais dignidade (Luc.3:16).

3)      Quem prepara o caminho tem que aceitar quando outro melhor que ele aparece, e não ser acometido da síndrome de Saul (Jo.3:30).


Como Trabalhar a Dúvida

1)      A prisão chegou para João Batista. Alí, ele teve uma confusão de personalidade, e enviou dois discípulos a Jesus para saber se não tinha havido engano no seu chamado.

2)      Não se sinta culpado diante das dúvidas. Nem sempre dúvidas é sinal de fraqueza. As vezes é a oportunidade de Deus revelar que como ser humano você é o maior de todos (Luc.7:28). Nem sempre ser humano e ter dúvidas é ser fraco. As vezes isso nos engrandece diante de Deus. Mas o testemunho sempre será Dele (Prov.27:2).


Pr. Josias Almeida

07/04/2014   E.O.I

Nenhum comentário: