Você é nosso visitante de número

domingo, 24 de julho de 2022

Operação Barnabé

 Texto Base (At 4.36)

Introdução: Na história do Novo Testamento, vários líderes da igreja se destacam, mas um em especial chama a atenção: Barnabé. Seu nome inicial era José (O Senhor Acrescenta), mas recebeu dos discípulos um apelido que foi agregado ao seu nome: Barnabé (Filho da Consolação). Era levita e, por isso não tinha herança de terras, provavelmente a herdade que vendeu era de sua esposa (Nm 35.6). Tinha lindas qualidades intrínsecas ao seu caráter cristão. Vamos a algumas delas que precisamos por hoje em prática, para realizarmos a "Operação Barnabé".

Quando ninguém faz, eu faço (At 4.37)

Vendeu uma herdade, e trouxe todo o dinheiro. Despertou assim nas pessoas o desejo de contribuir também (At 5). Os versículos anteriores dizem que toda a igreja fazia isso, mas somente ele é destacado, por que? Por que certamente foi ele que puxou a fila. Deus precisa hoje de "puxadores de fila", gente que antes de mandar, faça.

Quando ninguém acredita, eu acredito (At 9.26,27)

Foi Barnabé quem quebrou as barreiras da rejeição ao nome de Saulo de Tarso, contribuindo com sua salvação e aceitação dos apóstolos em Jerusalém (28). Paulo obteve plena liberdade junto à igreja (28). Paulo foi embora por que foi perseguido pelos gregos e não pelos irmãos mais (29), ao contrário, sua saída causou tristeza e comoção na igreja.

Quando ninguém enxerga valores, eu enxergo (At 11.22,25,26)

Paulo foi para Tarso, onde ficou pelo menos dez anos, esquecido pela igreja, vivendo no anonimato e fabricando tendas (Gl 2.1). Barnabé foi enviado pela igreja Sede em Jerusalém, para edificar a nova igreja de Antioquia (22), estava fazendo sua parte ali (23), mas foi buscar Paulo em Tarso para pastorear a obra de Deus, e juntos, sem ciúmes e rivalidades, fizeram um grande trabalho (26). Barnabé enxergou assim em um obreiro esquecido e desprezado, um pastor para aquele momento da igreja.

Quando todos desistem, eu ainda insisto (At 15.36-39)

Marcos tornou-se cooperador de Paulo e Barnabé, mas apenas duas cidades depois, ele voltou para Jerusalém (At 13.13). Perdeu o ânimo talvez. Quando quis voltar, Paulo não aceitou o seu retorno, não acreditando mais na sua chamada. Mas Barnabé ainda acreditava, e "brigou" com Paulo por ele. Barnabé levou Marcos para Chipre, sua terra natal, e o recuperou para Paulo mesmo, pois ele reaparece, quando todos desprezaram a Paulo, sendo útil para o velho apóstolo (2 Tm 4.11).  Depois de recuperar Marcos, Barnabé desaparece. Não se encontra seu nome mais na história sagrada.

 

Nenhum comentário: