Você é nosso visitante de número

domingo, 24 de julho de 2022

Os Inimigos do Ungido

 Texto: (1 Sm 16,17)

Introdução: Toda pessoa ungia e vocacionada por Deus, sempre será alvo de perseguições, e muitas vezes, arruma inimigos gratuitos, que não aceitam o fato de Deus escolher quem Ele quer. Para a salvação, há um chamamento universal. Todos somos predestinados para salvação em Cristo, mas para o ministério, nem todos são chamados. A escolha do Senhor é pessoal, inquestionável e específica (Mc 3.13).

Foi assim com o desprezado e esquecido Davi. Nem imaginava que aquela visita de Samuel à sua casa, alteraria sua vida definitivamente. Embora estando fora do contexto, ele foi o escolhido e chamado de última hora, para participar do banquete que seu pai organizou em comemoração à escolha de um de seus filhos para o trono em Israel.

Aquela escolha mudou completamente a vida daquele jovem. A partir de então, ao mesmo tempo que foi cheio da unção do Espirito em sua vida, adquiriu vários inimigos, nos ensinando lições preciosas de como tratá-los e vencê-los, à luz da Palavra. Quem eram os inimigos e como vencê-los? O não ungido – Eliabe seu irmão primogênito, o ex-ungido – Saul, um rei caído que tinha medo de perder o trono, e o anti-ungido – Golias, o terrível gigante filisteu. Vamos analisá-los:

1) O Não ungido – Eliabe (16.7)

• Eliabe tinha tudo para ser o escolhido: O primogênito, o mais belo, o mais alto. E ao lermos o contexto vemos que ele nem quis passar pelo ritual de purificação ordenado por Samuel aos filhos de Jessé (1 Sm 16.5). Tão logo a comitiva de candidatos entrou na casa para o banquete, Eliabe lá estava, já esperando presunçosamente, como primogênito que era, a unção real. Errou terrivelmente. Deus não vê como vê o homem. (1 Sm 16.6)

• Seu comportamento em relação ao ungido Davi, mostra o por que dele ter sido rejeitado: Uso de armas satânicas contra o ungido Davi.

- Descaracterização (1 Sm 17.28). Você nem pastor de ovelhas é direito, (poucas ovelhas) e quer ser guerreiro?

- Imposição de Personalidade: Você é maldoso e presunçoso (mentira era ele que era). Quem foi pra casa mais cedo esperando a unção foi ele (16.6).

* Como Davi respondeu? Desviou-se dele e foi falar a outro, pois nunca ele iria entender de unção. (1 Sm 17.30). Deu-lhe as costas pois Eliabe não passava de um mero frustrado. Perdeu direitos que julgava serem seus e vivia tentando desestimular o ungido de Deus.

2) O Ex-ungido – Saul (16.1)

• Foi o escolhido como o primeiro rei de Israel, mas foi rejeitado pelo Senhor por ter prevaricado contra Deus e perdido a unção (1 Sm 18.12). Uma pessoa se torna “ex” alguma coisa por três maneiras: Deposição, Finalização de tempo de mandato, ou Rejeição. Rejeição foi o caso de Saul. Deus o rejeitou sumariamente (1 Sm 16.1), e repreendeu Samuel que ainda mostrava algum sentimento por ele.

• Quais são os sintomas de um ex-ungido?

a) Medo e falta de coragem de encarar situações extremas. Tenta ganhar tempo empurrando com a barriga (1 Sm 17.11).

b) Desanimo e tentativa de matar a chamada de um ungido do Senhor (1 Sm 16.33).

c) Vestir e armar o ungido com suas armas e roupas fracassadas (1 Sm 17.38). Roupas e armas de ex, não servem a ungido. Isto é uma tentativa de humanizar a conquista, tirando a glória de Deus.

• O que fez Davi?

a) Encorajou o rei medroso (1 Sm 17.32)

b) Contou-lhe experiências secreta que teve com Deus no pastoreio de ovelhas de seu pai (1 Sm 17.34,35).

c) Preferiu usar armas as quais já estava acostumado no seu dia a dia (1 Sm 17.40).

3) O Anti-ungido – Golias

• O princípio número um do anti-ungido é matar e destruir o ungido. Golias é contra a qualquer ungido de Deus, e tudo fará para destruí-lo.

• Quais são suas armas?

a) Desprezo: “...e vendo a Davi, o desprezou...” (1 Sm 17.42)

b) Zombaria: “...Sou eu algum cão?” (1 Sm 17.42)

c) Ameaças: “...darei a tua carne as aves do céu...” (1 Sm 17.44)

• Como responder a isso?

a) Mostrando a verdadeira arma: Cinco pedrinhas, significando Is 9.6: “...seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz”. Qual dessas cinco pedras o leitor acha que ele usou? Provavelmente tenha sido a Pedra Deus Forte.

b) Usando princípios aprendidos no passado (ferir e depois matar). Davi já havia feito isso com o leão e o urso (1 Sm 17.35). As experiências vencedoras do passado não podem ser ignoradas na luta contra o anti ungido.

c) Usando a própria espada de Golias. O anti ungido morre no seu próprio veneno: “Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez” (Sl 7.15).

Nenhum comentário: