Você é nosso visitante de número

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Ação de Despejo

Texto: (Ne 13.7-9)

Neemias teve três grandes inimigos na reconstrução dos muros de Jerusalém: Gesém, Sambalate e Tobias. Dos três, o pior era Tobias: maldoso, fraudulento, imprestável, politiqueiro, ciumento, etc. Foi quem mais irritou a Neemias, a ponto de ter seus móveis despejados do templo. Era inimigo ferrenho do povo de Deus, mas adotou uma tática perigosa para se aproximar e lucrar vantagens.

Era dissimulado, pois, seu nome significava: “O Senhor é bom”, mas nunca refletia isso no seu caráter. Se aliou a inimigos, numa amizade de conveniência com Gesém, um arábio e Sambalate, horonita. Os três não se suportavam, mas para destruir Neemias e parar a construção do muro, adotaram a nefasta prática do vale tudo até mesmo forjar uma falsa amizade.

1) Táticas usadas pelos inimigos:

  a) No sonho da obra: zombaria e desprezo: insinuação de rebelião ao rei.

  b) No meio da obra: minimização de capacidade: Uma raposa derruba o muro. Ira e revolta pelo progresso da obra, unindo-se para pará-los a todo o custo.

  c) No final da obra: tentativa de união profana. Vamos fazer um culto juntos: Estou fazendo uma grande obra. Não posso parar. Nunca vou me unir a quem quer o mal do povo de Deus;

  d) No acabamento: suborno para levá-lo ao templo. Valeu até profetas falsos para pará-lo, fazendo-o pecar contra Deus, encerrando o projeto.

 2) O inimigo vai tentar por fim participar da benção que Deus te deu. Por anuência do sumo sacerdote Eliasibe, Tobias vai morar nas dependências do templo, após aparentar-se com ele,. Aproveitando-se da ausência de Neemias, muda-se exatamente no lugar onde se recolhiam os dízimos e a alimentação dos levitas e sacerdotes, atrapalhando a vida espiritual do povo de Deus.

 3) Neemias foi enérgico e fez o despejo da Casa de Deus do: “Fiquei muito zangado e joguei fora tudo o que tinha no quarto. Então exigi que o quarto fosse purificado completamente...”(Ne 13.8).

 Aplicação e conclusão: Precisamos como Neemias decretar ação de despejo contra os inimigos da vida espiritual e fervorosa. Sinta raiva, tenha ódio do pecado que te destrói. Ire-se contra as imposições do inimigo, e em nome de Jesus, decrete ação de despejo, expulsando os Tobias de sua vida.

Nenhum comentário: